Público prestigia grandes shows e culinária local no distrito de Acuruí

Festival das Montanhas e Águas de Minas

Eventos
19/7/2023

O distrito de Acuruí reuniu entre os dias 2 a 4 de junho o melhor da gastronomia mineira, da cultura e da arte durante o Festival das Montanhas e Águas de Minas. O evento, que contou com patrocínio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, reuniu milhares de pessoas, que aproveitaram para conhecer as belezas do distrito ao som de artistas locais e nacionais, como Paula Fernandes, Guito e Chama Chuva.

“Eventos como esse, que valorizam o nosso povo e as nossas tradições, são muito importantes. É uma oportunidade de Itabirito demonstrar o que tem de melhor, agregando valor ao turismo, ao artesanato e à natureza. Nossas belezas e a nossa cultura são orgulho da nossa gente”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Programação diversificada

Com feira de artesanato, de gastronomia e música de qualidade, o Festival garantiu programação diversificada ao público. A abertura, na sexta-feira, contou com André Vitorino, Felipe Menezes e DJ Andrea Around.

O destaque da primeira noite foi a cantora e compositora Paula Fernandes. “É um público muito querido e que me recebe tão bem. Estou muito feliz! 100 anos (de Itabirito), e eu que estou ganhando o presente. Agradeço a oportunidade de ser a trilha sonora desse momento. Isso é o legal para o artista: ser a trilha sonora de momentos especiais”, destacou Paula Fernandes.

Com o ritmo das montanhas

No sábado, a programação teve início com caminhada ecológica em meio às belezas naturais de Acuruí. Ao longo do dia, Bloco Zé Pereira, Trio Mineiro de Viola Caipira, Matheus Viana Trio e a artista local Dilly animaram o público.

À noite, o cantor e compositor Guito, que interpretou o peão violeiro Tibério no remake de Pantanal, subiu ao palco com modas de viola caipira. “Tocar no alto das montanhas é prazeroso. É como tocar para a família, no quintal de casa. Nessas andanças, tenho fortalecido essas comunidades ricas em história e cultura, como é Itabirito em seus 100 anos. Fiquei encantado com tantas belezas. Fortalecer locais como Acuruí é valorizar o passado para construir um futuro forte”, ressaltou.

Demonstrando a força da cultura local, a cantora, compositora e atriz itabiritense Isabela Dilly abriu o show de Guito. “Estou muito orgulhosa em participar de um evento tão bem organizado e potente. Acho que todo trabalho de descentralização cultural deve ser fortalecido. Música, gastronomia e toda forma de ação cultural mudam estruturalmente uma sociedade inteira”, afirmou.

Domingo de forró em Acuruí

No domingo, as crianças se divertiram na rua brincante e durante o teatro infantil ‘Mãe D’Ouro’. À tarde, a programação reuniu a Orquestra de Violeiros Arpejo e o artista local Ezkiel e banda. O grupo Chama Chuva fechou o Festival com chave de ouro, ao som do tradicional forró pé de serra.

“O Festival traz muitos benefícios para os moradores, como renda, divulgação de nossos produtos e das belezas naturais. Quem chega a Acuruí não vai embora mais. Nosso potencial é grandioso e o evento demonstrou tudo isso”, enfatizou Jeferson Moreira, belorizontino que adotou Acuruí como sua casa.

Proposta do Festival

Patrocinado pela Prefeitura de Itabirito, o Festival das Montanhas e Águas de Minas teve apresentação do Grupo Avante e da Ferro Puro Mineração. O evento foi produzido pela New View e realizado pela produtora Alce.

O projeto visa resgatar e valorizar as raízes culturais dos vilarejos por meio de apresentações musicais e teatrais, cursos, oficinas, gastronomia e artesanato. Neste ano, o tema do Festival foi ‘Mãe D’ouro’, lenda regional ligada à história do ouro.

Mais notícias

Nada encontrado.